quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Monsenhor Joaquim Alves Brás



MONSENHOR JOAQUIM ALVES BRÁS

Nasceu em Casegas Covilhã a 20 de Março de 1899

Recebeu o Baptismo de necessidade no dia e hora em que nasceu.

Em 13 de Abril, do mesmo ano, foram-lhe impostos os santos óleos, na Igreja Matriz da Freguesia de Casegas. Cresceu num ambiente familiar de trabalho e piedade, sendo educado no sentido da responsabilidade e do dever.

Aos 11 anos foi acometido de uma coxalgia que o marcou para o resto da sua vida, ficando retido no leito. até aos 14 anos.

Aos 18 anos deu entrada no Seminário Menor do Fundão.

Em 19 de Julho de 1925 foi Ordenado Presbítero, na Capela do Paço Episcopal da Guarda e no dia seguinte cantou a 1ª Missa, no Seminário do Fundão

Foi Pároco da Freguesia de Donas e Director Espiritual do Seminário Maior da Guarda

Fundou a Obra de Santa Zita, aprovada pelo Bispo da Diocese da Guarda, em 25 de Abril de 1932; O Instituto Secular das Cooperadoras da Família, canonicamente erecto por Decreto de 19 de Março de 1961, de Sua Eminência o Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa. D. Manuel Gonçalves Cerejeira e o Movimento para um Lar Cristão, também pelos anos 60.

Em 1958 foi nomeado Camareiro Secreto de Sua Santidade Pio XII o que lhe confere o título de "Monsenhor". Em 1962, o Papa João XXiii eleva-o à dignidade de Prelado Doméstico.

Morreu santamente no Senhor em 13 de Março de 1966.

Em 1980, iniciaram-se os primeiros contactos em ordem à introdução do Processo de Beatificação e Canonização. Este processo está já completo e já deu entrada na Sagrada Congregação da Causa dos Santos, em Roma.

Nenhum comentário: