segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CONCERTO DE REIS - IGREJA MATRIZ DE CASEGAS - As Fotos

Sábado dia 8 de Janeiro de 2011 a Banda Filarmónica Caseguense, deu o Concerto de Reis na Igreja Matriz de Casegas.
Seguidamente na Casa do Povo de Casegas, foi servido o Jantar de Reis, que contou com a presença de cerca de 90 pessoas.
Foi sorteado o Cabaz de Reis que saiu ao Sr. José Francisco Paiva com o número 251.

Vejam as fotos .............






















.bp.blogspot.com/_saKaWQGM-Vs/TSualaApYSI/AAAAAAAABKA/UI9OmhjuqH8/s320/DSC04402.JPG" border="0" alt=""id="BLOGGER_PHOTO_ID_5560708132346880290" />

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Arnaldo Saraiva



Arnaldo Saraiva

Arnaldo Saraiva é professor universitário, investigador científico e literário, ensaísta, cronista e poeta.
Nasceu em 1939, em Casegas (Covilhã). Licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, doutorou-se na Faculdade de Letras do Porto, onde exerceu a função de docente de Estudos Brasileiros e Africanos. Foi leitor de Língua e Literatura Portuguesa e Brasileira na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara (U.S.A.) e professor convidado da Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle). Fez estudos superiores no Rio de Janeiro, onde preparou a tese "Carlos Drummond de Andrade: do Berço ao Livro". Em Paris fez estudos sob orientação de Roland Barthes, A.J. Greimas e Gérad Genette, fez também estudos superiores em Urbino.
Foi dirigente da Cooperativa Árvore e do Boavista Futebol Clube.
Colaborador da Radiotelevisão Portuguesa, da Radiodifusão Portuguesa (Antena1) e de várias publicações portuguesas e estrangeiras. Colaborador da Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura. Fundador do Centro de Estudos Pessoanos, co-dirigindo a revista "Persona" e o Jornal "O Boavista" do qual foi fundador. Está representado na "Antologia dos Poetas Brasileiros - Fase Moderna", de Manuel Bandeira e Walmir Ayala e na "Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa", de Maria Alberta Menéres e E. M. de Melo e Castro.


títulos publicados pela CAMPO DAS LETRAS:
Livro de Poemas de Luís de Montalvor (Edição)
O Personagem na Obra de José Marmelo e Silva (Organização)
Poemas de Bertold Brecht (Organização e Tradução)
Poesia Vertical - Roberto Juarroz (Organização e Tradução)
O Sentimento do Porto (Organização)

Monsenhor Joaquim Alves Brás



MONSENHOR JOAQUIM ALVES BRÁS

Nasceu em Casegas Covilhã a 20 de Março de 1899

Recebeu o Baptismo de necessidade no dia e hora em que nasceu.

Em 13 de Abril, do mesmo ano, foram-lhe impostos os santos óleos, na Igreja Matriz da Freguesia de Casegas. Cresceu num ambiente familiar de trabalho e piedade, sendo educado no sentido da responsabilidade e do dever.

Aos 11 anos foi acometido de uma coxalgia que o marcou para o resto da sua vida, ficando retido no leito. até aos 14 anos.

Aos 18 anos deu entrada no Seminário Menor do Fundão.

Em 19 de Julho de 1925 foi Ordenado Presbítero, na Capela do Paço Episcopal da Guarda e no dia seguinte cantou a 1ª Missa, no Seminário do Fundão

Foi Pároco da Freguesia de Donas e Director Espiritual do Seminário Maior da Guarda

Fundou a Obra de Santa Zita, aprovada pelo Bispo da Diocese da Guarda, em 25 de Abril de 1932; O Instituto Secular das Cooperadoras da Família, canonicamente erecto por Decreto de 19 de Março de 1961, de Sua Eminência o Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa. D. Manuel Gonçalves Cerejeira e o Movimento para um Lar Cristão, também pelos anos 60.

Em 1958 foi nomeado Camareiro Secreto de Sua Santidade Pio XII o que lhe confere o título de "Monsenhor". Em 1962, o Papa João XXiii eleva-o à dignidade de Prelado Doméstico.

Morreu santamente no Senhor em 13 de Março de 1966.

Em 1980, iniciaram-se os primeiros contactos em ordem à introdução do Processo de Beatificação e Canonização. Este processo está já completo e já deu entrada na Sagrada Congregação da Causa dos Santos, em Roma.

INVERNAL 2010 GUARDA







Participação de alguns Caseguenses neste PASSEIO BTT - INVERNAL 2010 NA CIDADE DA GUARDA.