quinta-feira, 24 de junho de 2010

Noite de S. João - A velha tradição

Há dias no ano em que a nossa bonita freguesia acorda um pouco diferente dos outros dias e a noite passada foi uma delas, pois é acordamos com as ruas floridas na noite de S. João.
Para que a tradição não se perca veja como a principal rua da aldeia estava bonita.
Reconhece algum dos seus vasos?












SONS DA FRAGA DURA - FESTIVAL DE MUSICA TRADICIONAL


A organização do Sons da Fraga Dura, Festival de Música Tradicional Portuguesa pretende, promover a cultura popular, fomentar a partilha e conhecimento de outras culturas e tradições. Se as características de um povo perduram na memória através da divulgação dos seus conceitos e mostras culturais, estes grupos de música popular portuguesa fazem questão de manter vivas todas essas recordações.Nesta primeira edição a realizar em 23, 24 e 25 de Julho, dá-se realce aos membrofones (caixas bombos adufes), e instrumentos de sopro (flauta tamborileira, gaitas de fole).


PROGRAMAÇÃO:

23 Sexta feira

21h Abertura Arruada: Bombos dos Amigos de Casegas


24 Sabado

16h Abertura Arruada: Tok’ Avakalhar e Roncos & Curiscos

17h Workshop Como fazer Pão

18h Workshop de danças tradicionais Europeias

21h 30 Caminhada Nocturna/Rota do emigrante

Palco:

21h Tok’ Avakalhar

22h Velha Gaiteira

23h Gambuzinos 00h Roncos & Curiscos


25 Domingo

12h Abertura Arruada: Roncos & Curiscos

15h Grupo Sol Nascente

16h Adufeiras do Paul

17h Workshop Os caminhos da emigração

18h Banda Filarmonica de Casegas


MOSTRA GASTRONÓMICA

Burlhões

Feijões com Couves

Chanfana

Picas de chouriço

Picas de sardinha

Petiscos Vários


Com parque de campismo gratuito

sexta-feira, 18 de junho de 2010

ARRAIAL DE S. JOÃO - CASEGAS


O Centro Social e Cultural de Casegas, vai realizar nos dias 26 e 27 de Junho o Arraial de S. João, para angariação de fundo, para esta Instituição que bem precisa.

Vem à festa e convida um amigo.

ROTA DAS MAÇAROCAS - 27 DE JUNHO

O núcleo de Caminhadas da Casa do Povo de Casegas, vai realizar mais uma das suas caminhadas anuais.
Desta vez é a ROTA DAS MAÇAROCAS, entre Casegas e Ourondo.
Vem participar e passar um excelente dia.

4.º FILARMÓNICO - COVILHÃ

União de Bandas do Concelho da Covilhã apresenta
“1ª Suite da Beira Baixa"
4º Covilhã Filarmónico – 26 de Junho – Pelourinho 2010



A grande festa dos músicos, da música e da Filarmonia.
O 4º Covilhã Filarmónico é já uma realidade incontornável no panorama das actividades culturais do Concelho da Covilhã. Um projecto que nasce de uma ideia simples de juntar todos os músicos de todas as bandas do concelho da Covilhã, mas que tem objectivos bem claros: dignificar e homenagear o trabalho de dezenas de anos nas filarmónicas; qualificar e formar os recursos humanos, desde os músicos, directores artísticos, direcções; promover a nossa música e promover as nossas bandas filarmónicas. Ao longo destes quatro anos de projectos foram várias as iniciativas que contribuíram para atingir alguns dos objectivos: a criação da União de Bandas do Concelho da Covilhã (UBCC) é aquela que atinge maior visibilidade, constituindo uma plataforma de trabalho e entendimento entre todas as bandas. Por outro lado, os cursos de direcção de bandas, workshops, curso de reparação de instrumentos, ensaios com maestros convidados e a estreia mundial de várias obras têm contribuído para a consolidação do projecto. A UBCC não poderá esquecer o papel preponderante e impulsionador que a Câmara Municipal da Covilhã teve, e tem como principal patrocinador desta iniciativa inédita. Após a “Saga do Pêro da Covilhã” que aconteceu no 3º Covilhã Filarmónico (2009), a UBCC apresenta para o 4º Covilhã Filarmónico a “1ª SUITE da BEIRA BAIXA” – Uma homenagem às nossas músicas, às nossas tradições e às nossas raízes. Os arranjos tiveram a autoria do maestro Carlos Amarelinho e a suite é composta pelos seguintes temas/andamentos: Verde Gaio – Chapéu Preto – Fado dos Bancos do Pelourinho – Covilhã Cidade Neve – Milho Verde – Sr.ª do Almortão e Marchando em Homenagem (marcha dedicada aos 140 anos da elevação da Covilhã a Cidade). Quanto ao programa: Desfile pelas 21:30 com início no Jardim Público em direcção ao Pelourinho pela Rua Direita. Pelas 22:00 – Grande Concerto Filarmónico frente aos paços do Concelho. Uma co-organização da Banda da Covilhã e da Câmara Municipal da Covilhã com o apoio e da Câmara Municipal da Covilhã e de todos os intervenientes.UBCC - S.F.R. Estrela de Unhais da Serra - Director Artístico: António Valente; Filarmónica Recreativa Cortense - Director Artístico: António Marques Pão Alvo; Filarmónica do Paul - Director Artístico: Renato Miguel Andrade; Banda Filarmónica Caseguense - Director Artístico: António Manuel André; Filarmónica Recreativa Eradense - Director Artístico: João Oliveira; Filarmónica Sanjorgense - Director Artístico: José Nunes Simões; Filarmónica Recreativa Carvalhense - Director Artístico: João Bouceiro; Banda da Covilhã - Director Artístico: José Eduardo Cavaco.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Festa da Música I - Casegas

No dia 14 de Agosto a Casa do Povo de Casegas vai organizar a Festa da Música, com muita música e muita animação.
Durante a Festa haverá um jantar convívio, muitas barraquinhas temáticas, petiscos entre muitas outras surpresas .................. Vem não faltes

Nota: Este cartaz é provisório ... Dentro de algum tempo sairá o cartaz definitivo com todos os pormenores desta mega festa

quinta-feira, 10 de junho de 2010

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA 2010

Mais um ano a Banda Filarmónica Caseguense comemorou o Dia Mundial da Criança, no passado Domingo.
A festa contou com a presença de cerca de 50 crianças de Casegas e Sobral de S. Miguel.
Foi um dia cheio de alegria, aliás como é visível no rosto das crianças.

Para o ano há mais .


O apoio à selecção pintado pelas crianças
O sorteio de quatro entradas para o Oceanário de Lisboa




A presença das nossas crianças mais velhas




A hora de descanso








O insuflável, a alegria das crianças ... e não só


A visita à Casa Museu Monsenhor Joaquim Alves Brás
A visita à Igreja Matriz de Casegas