terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Concerto de Ano Novo - Teatro Cine da Covilhã

Sábado dia 1o de Janeiro de 2009 alguns elementos da nossa Banda participaram no Concerto de Ano Novo dado pela Banda Filarmónica do Paúl. Para além da actuação da Banda, participaram ainda:

  • Grupo de Danças de Salão do Ginásio Fun Tur

  • Pedro Santos (canto)

  • Grupo Infantil de Percussão "Sons e Ritmos do Paúl

O Atelier dos sopros esteve no sábado (dia 10 JAN 2009) com um stand no Teatro Cine da Covilhã no âmbito do Concerto de Ano de Novo da Filarmónica do Paúl. João Cassola (metais) e Pedro Augusto (madeiras), dois jovens empreendedores e conhecedores do mundo dos sopros, que desenvolvem uma intensa actividade como Luthier’s - Reparação e Manutenção de Instrumentos de sopro. Estivemos lá, e também levamos alguns dos nossos instrumentos para reparação, pois não é todos os dias que temos esta oportunidade de ter à nossa disposição técnicos ao mais alto nível. Parabéns pela iniciativa. Para mais informações: 963294489 http://www.atelierdossopros.com/



segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Museu









Na Sede da Banda Filarmónica Caseguense (Antiga Telescola), encontra-se um pequeno Museu, que podem visitar.
Mas para matar a curiosidade aqui ficam algumas fotos


Concerto de Ano Novo e Jantar







































A Banda Filarmónica Caseguense, sob a direcção do Maestro António Manuel André, realizou um Concerto de Ano Novo no passado dia 3 de Janeiro de 2008, pelas 18h00,
na Igreja Matriz de Casegas.

Ainda no mesmo dia ofereceu um jantar convivio a todos os Músicos, Direcção e alguns convidados

Recordações
















HISTORIAL
Não se sabe ao certo em que data terá sido fundada a Banda Filarmónica de Casegas.Presume-se que tenha aparecido por volta de 1879 uma vez que apareceu uma partitura com essa data.Esteve parada por duas vezes, sendo a última entre 1959 e 1974. De então para cá tem desenvolvido actividade regular, procurando melhorar as estruturas e toda a sua organização.Na década de 50 era basicamente composta por mineiros que trabalhavam nas Minas da Panasqueira e que apenas podiam ensaiar em fins de semana.
Presentemente é composta por cerca de 30 elementos, alguns do sexo feminino, o que não acontecia em outros tempos. A média de idades não vai além dos vinte e oito anos, podendo portanto afirmar-se que é uma banda jovem onde figuram alguns estudantes, operários da construção civil e outros. Alguns dos executantes são provenientes das vizinhas freguesias do Paúl, da Covilhã, de Unhais ... num perfeito espírito de entendimento, desprovido de quaisquer bairrismos. A Banda é um núcleo de amizade entre gentes vizinhas.
Vive da quotização de alguns sócios, do produto proveniente de festividades em que participa e de pequenos subsídios atribuídos ocasionalmente por algumas entidades.Faz concertos gratuitos quando solicitada, participando em actividades organizadas por autarquias ou colectividades de índole cultural e social. Participou em encontros de Filarmónicas no Concelho da Covilhã, Penamacor, Sabugal, Moita e outros.
Por ela têm passado diversos Regentes Musicais. Neste momento é seu maestro António Manuel André. Com ele a Banda Filarmónica renovou, em qualidade e actualidade, toda a estrutura musical, mantendo um repertório moderno, aproveitando também o entusiasmo da gente jovem que a compõe.Uma das grandes dificuldades da Banda foi sempre a escolha de maestro, uma vez que na região são em número muito reduzido e envelhecidos. Nem sempre foi fácil procurarem-se no Concelho. É um esforço dispendioso, mas que não poderá deixar de ser feito.
O instrumental tem vindo a ser actualizado à medida das disponibilidades da Colectividade, mas o preço elevado não permite ir até onde seria necessário.A Direcção é composta por residentes na localidade, voluntários, que têm desenvolvido um trabalho de muito mérito que a generalidade da população aprecia.
DIRECÇÃO
Presidente: César Madeira Mendes
Vice-Presidente: Joaquim António
Secretário: Luciano Branco
Tesoureiro: Carlos Manuel Serrão Gonçalves
CONTACTOS
Rua das Escolas
6225-121 Casegas
Tel: 275 663 060
Telm: 96 486 46 45
Email: bandacasegas@hotmail.com